sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Reflexões de um matemático

Sinceramente sinto uma preguiça sem fim quando vejo pessoas discutindo a existência ou não de Deus.

Esse pensamento veio depois que comecei a estudar Matemática, pois qualquer discussão sobre o assunto é baseada apenas na fé, não sendo possível demonstrar a veracidade de nenhum dos dois casos, devido a falta de um sistema axiomático para o modelo, onde o axioma seria a própria existência de Deus.

Os ateus se baseiam na idéia da impossibilidade da existência de Deus, o que gera uma contradição,  pois eles modelam um sistema com a axiomática da improbabilidade da existência de Deus, e por isso chegam a uma resposta da inexistência devido a baixíssima probabilidade do evento Deus existe. Porém a axiomática leva a um paradoxo, pois  a simples existência do universo após o Big Bang é improvável e mesmo assim os ateus existem, o que leva a uma contradição no modelo.

Os Teístas se baseiam na idéia do Grande Arquiteto do Universo, onde Deus seria o criador de tudo que existe, precedindo a tudo, o que também leva a um paradoxo, pois a criação de qualquer conjunto, e que vale também na Biologia, sai do simples para o complexo, e não o contrário, o que também levaria a um paradoxo.

Portanto toda e qualquer discussão sobre a existência de Deus é baseada apenas na fé, e fé é acreditar sem ver, pode-se ter fé em qualquer coisa, até mesmo no Maradona.

 Sem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário