segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Berlim



Uma coisa a se ressaltar sobre essa cidade é que os preços das coisas são definitivamente menores que em Paris. A começar pela cerveja, item importantíssimo pra quem passa por lá.

Bebedeiras à parte e ao contrário do que qualquer um que vê um deles falando o assustador alemão pode pensar, os alemães são muito gente boa! Fiquei impressionada com a boa vontade deles em ajudar turistas roberts! Eu já os admirava por coisas sérias como reerguer uma nação que foi praticamente falida ou por reconstruir uma cidade que foi abaixo tantas vezes. Agora posso gostar mais deles por sua simpatia entre aspas.

Se é assustador ouvir um alemão falando “prazer em conhecer você” imagina só um gritando pra te fuzilar no corredor do muro de Berlim. Você sabia que na verdade eram dois muros? Eu não.

Ah sim! Os bonequinhos do semáfaro da Berlim Oriental eram diferentes. Tinham chapéu e tudo! Quando fui ver o porquê achei engraçadíssimo: o governo acreditava que fazendo uma imagem mais humanizada e simpática, a população seria mais obediente ao sinal de trânsito. Pode?

Toda a mentalidade dessa época foi mudando e hoje é muito interessante ver um alemão falando das guerras. Como o Mário Quintana iria dizer: Berlim não tem mais paredes, apenas horizontes. Tem muito o que falar dessa cidade. A viagem foi mesmo “fantástica”, como diz o Andrei, mas o melhor mesmo foi vê-lo pagando mais mico que eu. Foi um grande prazer viajar com vocês!

Juliana Müller

6 comentários:

  1. pow mlq
    vai trazewr uma cerva alemã pro primo neh
    kkkkkkkkkkkkkkkk
    vlw abraços joao

    ResponderExcluir
  2. Porra!!! Eu tb quero uma meu brother!!!!!
    E ae, alguém caiu de bêbado por lah?? Se não caiu bêbado de cerveja alemã, não foi à Alemanha.
    Rsrsrsrs
    Abraços
    PS.: O blog tá ótimo!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. olá moços,
    depois que chegaram a Paris esqueceram do Brasil?
    mandem noticias...
    beijos
    Avani.

    ResponderExcluir
  4. Filho, que bom que postou algo, pois ja estava preocupada com esses andarilhos que quase esquecem do nosso Brasil. E o frio? Se agasalhe viu! Te amo!

    Beijos
    mamãe

    ResponderExcluir
  5. Vocês estao lindos na foto! Amei a boina(essa é o meu presente de natal )

    ResponderExcluir
  6. Oi tia, estamos muito bem agasalhados, mas o frio é grande demais. ficamos nos últimos dias em londres mais em locais fechados, porque ficamos um pouco gripados. Mas já melhoramos. A partir de agora vamos para Barcelona, que deve está mais quente. Estamos nos divertindo. Bjos.
    Hebert

    ResponderExcluir