sábado, 9 de janeiro de 2010

A segunda impressão é a que fica!!

A primeira impressão de Berlim é realmente a neve. Foi ela que nos recepcionou no aeroporto, depois de duas horas de viagem, e três de atraso. Isto está se transformando em algo comum nos vôos da easyjet. Desta vez, não queríamos dormir no aeroporto, e pagaríamos uma boa grana para chegar no albergue. Eis que conhecemos Roberta, uma italiana muy simpática, que fala inglês e espanhol, e mora em Berlim (deve falar italiano e alemão tbém).

Ela fala melhor espanhol, e depois que me ouviu falar a palavra metro, ficou bastante feliz. Dela também foi a segunda quebra de preconceito sobre Berlim. A primeira foi um casal de alemães que conversou com o Andrei, e depois nos deu todas as indicações, e passar até folders e conhecimentos gerais sobre a cidade.

Mas Roberta tirou aquele preconceito que se confunde com o frio, a de que os alemães são extremamente ríspidos e sem emoção. ‘Não’, ela disse. ‘eles trabalham muito, mas se divertem também. Quando tiram férias, só querem descansar’. Este foi o papo durante um racha no táxi do aeroporto até o albergue perto das 2h da madrugada. E Berlim encarna exatamente este espírito solidário. As pessoas vão embora do trabalho tomando a sua cerveja. Numa segunda feira a noite, os bares, restaurantes, as ruas estão lotadas. As pessoas param depois do trabalho para se divertir.

A cidade é uma máquina que funciona de forma praticamente perfeita, afinal as pessoas trabalham para isto, e toda esta união pode ser explicada em parte pelas derrotas em muitas guerras e pela separação que o muro de Berlim ainda deixa nas pessoas. Sabem espanhol, por irem muito as praias espanholas. E inglês, por estudarem na escola. E estão sempre prontos a ajudar. Esta é a minha segunda ótima impressão da cidade. As pessoas até se oferecem. Isto era incrível.

Apesar de apenas três dias, pode-se perceber que a solidariedade é uma marca dos alemães. Quando se quer ajudar (e como precisamos de ajuda!!), a língua é uma barreira muito fácil de ser batida. Não é só a cerveja( que de tão boa pode ser tomada quente), mas esta qualidade do alemão poderia ser melhor divulgada para o restante do mundo.

By Hebert Regis

6 comentários:

  1. Hebert, e ai curtindo a viagem! Se cuida meninos
    e ai que tal trazer uma cerva dessa para o papai acho que ele vai gosta
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Andrei!
    Li seu blog hoje, tá mt legal, continue mandando notícias, to lendo tudo. Queria ter ido também, um dia vc vai cmg ta!
    Aproveita tudo!! Ah, não esqueci que te devo RS 1, 50!
    Bjo!! Priscila (Galvão)

    ResponderExcluir
  3. soh quero ver se vai trazer minha cerveja tbm viu veii
    falow srsr
    joao

    ResponderExcluir
  4. mandem noticias e fotos, estamos curiosos e vc até parece que esqueceram o BR.
    um beijão,
    Avani.

    ResponderExcluir
  5. Priscilinha!!!!! saudades d vc garota!!! Po vamos fazer uma sim!!!! e n precisa de falar q eh a galvao n...outras priscilas q coloquem o sobrenome!!!
    bjao

    ResponderExcluir
  6. fala joao!!! po rapaz eu queria comprar 3 canecas, 1 p mim, p tu e pro arlington, mas eskeci...e comprei mta cerveja, mas cabo tudo!!!! o resto foi pro pau em paris!!!
    abração!!!

    ResponderExcluir